iujc.pt

A Bíblia expõe Deus de uma forma simples dizendo que: “Deus é amor” (1 João 4:8 b)

A maneira mais vulgar e habitual de olharmos para esta definição é reduzi-la ao “amor”, no entanto, ela diz-nos muito mais do que isso.

O facto da definição nos dizer que “Deus é amor”, não implica, como muitas vezes se supõe, que o “amor” em abstracto seja Deus. Se tal assim fosse poderiamos dizer que o conceito de “amor” livre e “fazei amor e não guerra” desenvolvidos nas últimas décadas, seria eles mesmos uma expressão da presença de Deus no mundo, no entanto, sabemos que não é assim, pois essas formas de “amor” resultaram numa maior depravação moral da humanidade.

Olhemos melhor para o texto escrito por João: “Deus é amor”.

A primeira coisa que temos que interiorizar é que a definição está ligada ao seu objecto e sem essa ligação ela perde toda a sua força e significado. Assim o “amor” descrito neste versículo é uma consequência do seu objecto: Deus.

“Deus”: uma entidade única e ilimitada fora do espaço e do tempo, a qual nada poderá conter na dimensão física em que habitamos (1 Coríntios 8:27).

A segunda palavra da expressão da definição de 1João 4:8 é a palavra “é”. Mais do que apenas uma simples ligação entre “Deus” e “amor”, esta palavra, no contexto divino, tem um significado profundo.

“Deus é”: Ele é o único que tem por essência e natureza a própria existência, sem principio e sem fim, corporizando na sua existência todo o absoluto infinido da eternidade; Ele não depende de nada nem de nenhum fator para que exista e seja (Êxodo 13:14; Isaías 57:15).

Dessa forma entendemos que o “amor” da definição de 1João 4:8 está indissociavelmente ligado ao “Deus” que “é”.

É pelo “amor” que Deus se revela ao mundo e à sua criação, tendo como expoente máximo dessa revelação a incarnação do Verbo de Deus em Jesus Cristo, cheio de total e absoluta Santidade, Verdade e Misericórdia à medida plena e infinita do “verdadeiro amor”, o Amor de Deus Yahweh. O Deus que a Bíblia nos revela e que a Igreja deve anunciar ao mundo (João 1:14; 1 João 1:1-4).

Ingresa aquí tus comentarios